#TimeMaratonadoRio: o que rolou no Live com Vanessa Protasio e Zimbrão



Data da postagem: 04/05/2018

 

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No dia  3 de maio rolou mais um LIVE no Facebook com a psicóloga do esporte e treinadora mental Vanessa Protasio, especialista do #TimeMaratonadoRio.

A transmissão ao vivo falou sobre as expectativas geradas tão perto do evento. Com vasta experiência em corridas de rua, Vanessa deu dicas de como lidar com a ansiedade e buscar o equilíbrio emocional para desenvolver uma boa prova. Confira! 

 

Por Vanessa Protasio

“O que fazer para enfrentar os desafios, diminuir a ansiedade e aumentar a autoconfiança?

– Transforme a ansiedade em movimento na hora da largada. Use esta força a seu favor;

– Controle a emoção direcionando o foco para a corrida;

– Respirar é a saída para o equilíbrio. Dica de técnica de respiração: inspira em 4 segundos e expira em 4 segundos. Repetir durante 4 minutos;

– Organize os pensamentos: lembre-se do que foi capaz de ultrapassar. Isso aumenta a autoconfiança;

– Ative a memória dos treinos executados. Excelente  estratégia para fortalecer o desempenho: Quantos kms você realizou? Como foi o evolução dos treinos?

– Dê prioridade ao que já construiu. Isso vai te impulsionar cada vez mais;

– Faça uma relação de comparação entre a sua preparação em quilômetros e a distância que vai percorrer. Alinhe as expectativas que você tem ao que já executou. (treinamento X desafio);

– Conte uma historia: compartilhar a sua história com a corrida é uma forma de enxergar tudo que  já construiu.

– Seu propósito: pense e fale sobre a ideia de enfrentar um desafio como uma maratona: O que teve de fazer para chegar até aqui? Como construiu e aonde quer chegar.

– Após os treinos, tire 5 minutos  para visualizar a sua prova: os momentos, os lugares, o que pretende fazer.

– No dia da prova utilize o cérebro para tomar decisões adequadas, sob controle;

– Fracione a prova e encontre seus pontos de equilíbrio. A seguir:

  • Largada até o 5Km –  Leve a atenção para o corpo e decida o ritmo mais adequado considerando o treinamento;
  • 30Km –  No momento de cansaço verifique o nível de energia e reflita sobre esses pontos: do que mais precisa? Mais energia, ritmo diferente ou quem sabe um estimulo mental?
  • 35Km – Suporte Mental – Utilizar a mentalidade de combate.

– Encontre distrações produtivas: concentração na postura para recuperação, posição das costas, posição dos pés e pé.

– Crie 5 pontos positivos que a corrida te mostrou ao longo do período de treinamento. Leve da largada até a chegada para apoiar as suas ações, transformando as dificuldades em possibilidades.”

 

Vanessa Protásio (coach)
Psicóloga clínica formada pela PUC-Rio e maratonista profissional há 35 anos, sendo campeã da Maratona do Rio e na corrida da Ponte, ambas as provas em 1982. Manter-se há tanto tempo em alto nível é fruto de muitos treinos e de persistência. Em 2010, tornou-se leader coach pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), em seguida especializou-se em Lisboa, Portugal, na área de coaching esportivo. Desde então, vem desenvolvendo trabalhos enquanto Mental Coach, aplicando sessões de coaching e participando de projetos como: formações, palestras, workshops, treinamentos em equipes através de parcerias. Determinação sempre foi o principal foco, com o objetivo de ultrapassar os limites para atingir metas, mantendo uma visão positiva frente aos desafios. Nasceu em Minas Gerais e já adulta se mudou para o Rio de Janeiro.

 



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