#TIMEMARATONADORIO: A IMPORTÂNCIA DE CORRER EM FAMÍLIA



 

Oferecido por Marriot

Maratonista há 35 anos, Vanessa Protásio, coach e Psicóloga do Time de Especialistas Maratona do Rio, falou um pouco sobre correr em família. Para ela, é uma dupla parceria. E pra você, como é correr em família?

Por Vanessa Protásio

“O cantor brasileiro Seu Jorge define que “felicidade é acordar ao seu lado, tomar um café reforçado, depois sair para correr com você”. A mensagem (nem tão escondida) nas entrelinhas da música defende a prática de exercícios físicos como estímulo para alcançarmos objetivos junto dos nossos familiares e amigos. Mais do que isso, o apoio de quem está ao nosso lado funciona como combustível para a motivação.

Melhor ainda é poder Participar de uma competição de corrida, sejam 6 ou 42km – como é o caso da Family Run – tendo ao lado alguém para dividir sonhos e metas. São quilômetros conquistados em treinos em parceira, que, em muitos casos, valem (ainda!) mais por estarem construindo um projeto em comum. À dois, à três. Cabem todos! Ainda que um corra mais rápido ou com menos dificuldades do que o outro. O fato é que essa diferença pode ser compensada pelo incentivo, pelo carinho e pelo significado deste gesto de entrega.

A prática do exercício físico acompanhado de amigos e familiares vai além da saúde. A parceria e cumplicidade desenvolvidas durante treinos e competições trazem benefícios que transcendem o asfalto: esta troca estimula o relacionamento e serve de exemplo para outros que, incentivados por uma qualidade de vida melhor, também se sentirão aptos a abandonar a zona de conforto. Ao nos exercitarmos em conjunto, estimulamos o alcance de objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

O tamanho do sonho não deixa ninguém de fora: mesmo que seja para começar a caminhar de uma maneira lúdica ou correr atrás (literalmente!) em busca da superação esportiva. O essencial é a verdadeira união promovida a partir desta prática.
Como o próprio Seu Jorge complementa: “Felicidade é viver na sua companhia, felicidade é estar contigo todo dia”.”

 

Vanessa Protásio (coach)

Psicóloga clínica formada pela PUC-Rio e maratonista profissional há 35 anos, sendo campeã da Maratona do Rio e na corrida da Ponte, ambas as provas em 1982. Manter-se há tanto tempo em alto nível é fruto de muitos treinos e de persistência. Em 2010, tornou-se leader coach pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), em seguida especializou-se em Lisboa, Portugal, na área de coaching esportivo. Desde então, vem desenvolvendo trabalhos enquanto Mental Coach, aplicando sessões de coaching e participando de projetos como: formações, palestras, workshops, treinamentos em equipes através de parcerias. Determinação sempre foi o principal foco, com o objetivo de ultrapassar os limites para atingir metas, mantendo uma visão positiva frente aos desafios. Nasceu em Minas Gerais e já adulta se mudou para o Rio de Janeiro.

 



PATROCINADOR MASTER:

PATROCINADOR OFICIAL:



PARCEIRO DE MÍDIA:

TRANSMISSÃO OFICIAL: