#TimeMaratonadoRio: Dicas finais para o dia da prova



Data da postagem: 09/06/2017

Após meses de treinamento, não podemos pôr tudo a perder por causa de pequenos detalhes. O Dr. Sérgio Maurício, ortopedista do nosso Time de Especialistas, reuniu as principais dicas para a reta final de preparativos para 18 de junho. Confira e prepare-se!

 

“É galera… chegou! Faltam menos de 10 dias pra prova mais esperada do ano e você não pode dar bobeira na reta final. Vão aí algumas dicas pra que corra tudo bem em sua prova:

1- Serão seus primeiros 42 ou 21 km? Se chegou até aqui, você já está treinado! Não é necessário “aquele treininho extra” além do prescrito pelo treinador. Isso só irá te cansar e aumentar as chances de uma lesão por sobrecarga muscular ou tendínea.
2- A mesma regra serve para treinos fortes. Lembre-se que seu corpo está cansado. Treinos de tiro ou ritmo intensos nesses dias podem ocasionar um estiramento muscular, o que te tiraria da prova!
3 – Não fuja do planejado. Trace uma estratégia de prova baseada em seus treinos e informe-se sobre postos de hidratação e Gatorade. Não se esqueça de separar, no dia anterior, gel de carboidrato e cápsulas de sal, caso elas façam parte do seu planejamento.
4- Nada de alongar antes da prova. Isso aumenta as chances de uma lesão muscular e reduz sua performance. Faça um trote leve por 15 minutos para melhorar a vascularização da sua musculatura.
5 – Leve uma roupa seca para trocar após a linha de chegada. Isso diminui as chances de uma hipotermia se o dia estiver frio ou chuvoso.
6 – Nada de estrear tênis em dia de prova, hein! Tênis novos podem causar bolhas em provas longas, e você não vai querer isso no grande dia!
Uma dica extra: caso venha de avião, traga tudo que for usar na prova em sua bagagem de mão, principalmente seus tênis.

Estaremos todos na torcida no dia 18! Boa prova!”

 

sergio mauricio

Ortopedista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cirurgião de joelho formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

 



PATROCÍNIO MASTER:

PATROCÍNIO OFICIAL: