#TIMEMARATONADORIO: 26 DE MARÇO, DIA DO CACAU



Data da postagem: 26/03/2018

 

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Hoje, dia 26 de março, é comemorado do Dia do Cacau. Pensando nisso, a nutricionista do Time de Especialistas, Roberta Lima, compartilha os benefícios deste fruto. Confira!

 

“A partir do cacau são produzidos o cacau em pó, o chocolate e a manteiga de cacau.

A associação do cacau com o chocolate já e bastante conhecida, mas você sabia que é o cacau o que confere propriedades benéficas ao chocolate? E é exatamente por isso que os chocolates amargos (mais ricos em cacau) são os mais recomendados por nutricionistas.

A maioria dos benefícios encontrados no pó de cacau, são em decorrência da presença de flavonoides, que conferem:

 

1. Ação antioxidante, ou seja, agem combatendo os radicais livres presentes no organismo;

2. Aumentam o bom colesterol (HDL) e a diminuem o colesterol ruim (LDL);

3. Auxiliam no controle da pressão arterial através da presença de catequinas;

4. Melhoram a imunidade;

5. Promovem a produção de óxido nítrico no sangue, o que melhora a circulação sanguínea e tem efeito anti-inflamatório;

6. Produzem neurotransmissores como a endorfina e a serotonina que estão relacionados com a sensação de bem-estar;

7. Ajuda na memória, aumentando a oxigenação cerebral;

 

Também estão presentes no cacau, minerais importantes como magnésio – atua na recuperação muscular – ferro, fósforo e potássio.

Em 2 colheres de sopa de cacau em pó, encontraremos apenas 25 calorias e 1,5 grama de gordura. Além de 3,6 gramas de fibras, o que corresponde a 14% dos valores diários. Teremos também 8% dos valores diários em ferro e 14% em magnésio.

Como tem o sabor muito agradável, o cacau em pó pode ser adicionado a frutas, utilizados em shakes, mingau e substituir o achocolatado em pó tradicional – essa medida extremamente simples estará isentando seu organismo de açúcares e gorduras desnecessários.”

 

Carioca e praticante de corridas de rua, Roberta Lima é a nutricionista da seleção olímpica de judô desde 2003. Esteve na comissão técnica nos Jogos de Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016. Tem vasta experiência com o esporte de alto rendimento e, por isso, foi convidada para integrar o Time de Especialistas da Maratona do Rio.

 



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