Mensagem do Time de Especialistas da Maratona do Rio



Data da postagem: 28/12/2018

O Time de Especialistas da Maratona do Rio preparou uma mensagem especial para você, corredor. Confira!

 

Por Time de Especialistas da Maratona do Rio

2018 chega ao fim e você conta as vitórias conquistadas durante o ano! Treinos solitários ou bem acompanhados, provas desafiadoras, chegadas recompensadoras! Valeu muito a pena todo o esforço! Seu coração, seu corpo e sua mente agradecem por tanto empenho e dedicação. Neste momento de fechamento de ciclo, nós, do Time de Especialistas da Maratona do Rio, trazemos alguns pontos para sua reflexão.

 

  • É hora de rever as corridas do ano para registrar os momentos de conquistas; usar a leitura de ganhos e perdas, fazendo disso, um aprendizado. É hora de avaliar o treinamento e o nível de responsabilidade. Ao correr, você cuidou da sua mente, controlou o estresse, descarregou a ansiedade e sentiu o gosto delicioso de superar-se. O Ano Novo pode ser ainda melhor! Você já viu que é capaz!

 

  • É hora de checar se está tudo bem com a sua saúde. Correndo, sua resistência ao esforço físico está maior, seu corpo se manteve jovem e cheio de disposição, e seu coração agradece pelos Km corridos! Para continuar a correr com segurança, mesmo sem notar nada de anormal, uma avaliação médica cardiovascular personalizada deve estar nos seus planos neste início do ano, especialmente você tem mais de 35 anos de idade. E se aquela lesãozinha chata te perturbou em 2018, busque avaliação de um ortopedista e trate-a adequadamente. Você já investe em sua saúde, não negligencie os cuidados ao seu corpo.

 

  • É hora de estabelecer metas para o ano novo junto ao seu coach. O calendário de provas pretendidas deverá levar em consideração o seu desempenho, a ocorrência de lesões e conquistas no ano que se finda. Ele adequará a programação de seus treinos de forma individualizada para que você alcance suas metas e se supere com menor risco de lesões.

 

  • É hora de reduzir o ritmo dos treinos e ter cuidados especiais com o verão. Os dias quentes e úmidos oferecem mais riscos de desidratação e hipertermia. Evite correr sob temperaturas muito altas, sob o sol e sem sombra. Nessa época do ano, academias climatizadas podem garantir a continuidade dos seus treinos. Correndo em áreas abertas, evite horários mais quentes e esteja protegido com boné e filtro solar. Jogar água na cabeça e no corpo valem como forma de resfriamento e lembre-se que a sede é sinal tardio de desidratação: mantenha-se hidratado.


Que o ciclo de corridas de 2019 seja de muitos Kms de saúde, superação e realizações!

 

É o desejo do Time de Especialistas da Maratona do Rio.
André Letta, coach de corrida.
Fabiula Schwartz, cardiologista.
Paulo Afonso Lourega, coordenador médico da Maratona do Rio.
Roberta Lima, nutricionista.
Sergio Maurício, ortopedista.
Vanessa Protasio, psicóloga e coach.



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