Dieta Cetogênica e a melhora da performance nos exercícios



Data da postagem: 05/06/2018

 

Oferecido por Pronokal

Desmistificando a ideia de que dieta é sinônimo de fraqueza e impedimento para a prática de atividades físicas, em palestra da ExpoRun, especialistas falam sobre como o Método PronoKal é uma ferramenta eficaz na perda de peso e na melhora do desempenho físico.

Uma das palestras mais concorridas da ExpoRun foi apresentada pela Dra. Dhiãnah Santini, mestre e doutora em endocrinologia pela UFRJ, e Marcos Ayala, professor e consultor de atividade física, e teve como tema ‘a dieta cetogênica e performance no esporte’.

Segundo a Dra. Dhiãnah, através da diminuição da ingestão de carboidratos (restrito a <50g por dia) e a utilização de proteínas de alto valor biológico, a dieta proteinada do Método PronoKal consiste em fazer o paciente entrar em cetose – processo pelo qual as substâncias fonte de energia (corpos cetônicos) se elevam na circulação, em decorrência da queima acelerada de gordura e queda dos níveis de insulina, e passam a ser a fonte de energia do organismo, sendo, inclusive, mais potentes que a própria glicose na geração de energia. “Após um período inicial de adaptação, a cetose possui efeito anorexígeno e psicoestimulante, o que deixa o paciente sem fome e mais disposto. Além disso, tanto o processo fisiológico induzido (cetose), como o aporte proteico de excelente qualidade (em adequados níveis: 0,8-1,2 g/Kg/dia) permitem que os quilos eliminados sejam predominantemente de gordura, ocorrendo assim a preservação da massa magra (músculos)”, afirmou.

De acordo com a médica, com a preservação da massa muscular, não ocorre comprometimento da força e resistência do paciente, contribuindo para a manutenção da sua taxa metabólica basal, que corresponde à quantidade de energia gasta ao longo do dia, e que varia de acordo com a idade, gênero, genética, entre outros fatores. “Essa é uma forma de manter a perda de peso a longo prazo, evitando assim o efeito rebote”, disse a médica.

Já Marcos Ayala, consultor de atividade física do Método Pronokal, que possui uma abordagem multidisciplinar, ressaltou a importância de um programa específico de exercícios para as diferentes fases da dieta proteinada. “O ideal é que o treinamento aeróbio seja feito de forma intervalada, porque é mais fácil e eficiente, evita o acúmulo de gordura e diminui o risco de problemas cardiovasculares. Já o trabalho de força pode ser feito, tanto através da musculação, como de um treinamento funcional. O objetivo é aumentar o gasto calórico, reduzir o peso, sem perder a qualidade muscular, e, consequentemente, a performance”, afirma.

Sobre a Pronokal

A PronoKal é uma multinacional europeia focada em um método multidisciplinar, com base em uma dieta proteinada, sob controle médico. O método, que é composto de três etapas, visa à perda de peso e benefícios para a saúde de seus pacientes. Além de oferecer alimentos à base de proteína de alto valor biológico, a PronoKal disponibiliza assessoria nutricional, suporte de atividade física e coaching emocional.

Fundada há 12 anos em Barcelona, Espanha, a empresa está presente em 15 países, como Inglaterra, Portugal, Bélgica e México, e já atendeu mais de 450 mil de pacientes. A empresa possui mais de 400 funcionários em todo o mundo, e suas principais sedes administrativas estão localizadas na Espanha e Suíça. Ao todo, 5.000 médicos estão aptos a prescrever o método, que é reconhecido por instituições internacionais, como a American Society of Bariatric Physicians, a European Society for Clinical Nutritionand Metabolism e a American Society for Parenteral and Enteral Nutrition.

Serviço:
Pronokal

www.pronokal.com/bra



PATROCÍNIO MASTER:

PATROCÍNIO OFICIAL:



TRANSMISSÃO OFICIAL: