Cuidados com o treinamento no Verão.



Data da postagem: 11/02/2019

O nosso educador físico do #TimeDeEspecialistas, André Leta, falou sobre os cuidados com o treinamento no ápice da estação mais quente do ano. Confira!

 

Por André Leta

É com muito prazer que retomo os trabalhos como “Coach” do time de especialistas da Maratona do Rio 2019, foi dada a largada para as provas mais bonitas do mundo, faltam 19 semanas. Serão quase cinco meses onde compartilharemos muitas dicas, informações e trocaremos inúmeras experiências.

Estamos no início da fase de Acumulação ou Preparatória Geral visando a Maratona do RIO 2019 e o Desafio da Cidade Maravilhosa. Esta fase inicia-se com o ápice do Verão, a estação mais quente do ano e que merece cuidados especiais no dia a dia do seu treinamento.

Mesmo com o volume e intensidade ainda baixos, mas começando a crescer,  durante o verão com as altas temperaturas temos que tomar cuidados especiais. As altas temperaturas, associadas a uma unidade elevada, podem levar há um aumento progressivo da nossa temperatura corporal e sudorese excessiva quando não realizamos estratégias adequadas de hidratação pré e durante a corrida, comprometendo a nossa capacidade de desempenho, podendo ainda colocar em risco a nossa saúde e integridade física.

Num excelente estudo científico sobre o tema, os pesquisadores compararam o recorde da prova em sete diferentes cidades com os resultados em condições adversas de temperatura ambiente e umidade, para os corredores TOP a queda nos tempos variou de 1,7 a 4,5 %, para os corredores de elite que se classificaram entre a 25a e 300acolocação a queda foi de 7.9. Eles concluíram que corredores mais lentos estão expostos há mais tempo nas condições adversas ou são submetidos há uma menor perda de calor por convecção e radiação por correrem em bloco com um maior número de corredores.

Para minimizar a queda do desempenho durante as competições e tentar tornar os treinos mais agradáveis, baixo dou algumas dicas bem simples para você otimizar os seus treinos durante o verão.

 

  • Inicie os treinamentos o mais cedo que puder, se possível antes das 8 horas da manhã.
  • Se for treinar mais tarde inicie o mesmo após as 19hs (horário de verão).
  • Quando correr com incidência solar busque os percursos com a maior quantidade de sombras possível, vale tudo, de prédios ás arvores. O ideal é correr num parque ou floresta.
  • Quando não der para treinar nos horários recomendados opte pela corrida na esteira no ar condicionado.
  • Leve com você qualquer tipo de porta garrafinhas para a hidratação durante o percurso, Vale um dinheirinho para fazer um pit stop num bar ou quiosque para se hidratar.
  • Quando possível molhe a cabeça, pescoço, punhos e mãos, sempre ajuda na sensação de frescor e no controle da temperatura corporal.
  • Não esqueça das medidas foto-protetoras para qualquer horário do dia, mesmo nos dias nublados, pegue as dicas com a sua dermatologista, existem vários protetores específicos para cada tipo de pele, resistentes a água e suor.
  • Mesmo com protetor, use um boné, viseira ou chapéu para proteger o rosto, pescoço e nuca e óculos escuros para proteger os olhos.
  • Para os que tem a pele muito clara temos inúmeras camisas com proteção especial contra os raios ultra violetas.
  • Selecione as roupas de corrida mais leves e que facilitem a evaporação do suor produzido pela transpiração excessiva. Já existem vários modelos de roupa inteligente disponíveis no mercado.
  • A mesma dica vale para os tênis e meias que facilitam a eliminação do suor.
  • Deixe para realizar os treinos mais intensos nos dias com menor temperatura ambiente e umidade. Nos dias muito quentes só rode, corra leve.
  • Nosso corpo precisa de no mínimo entre 8 a 10 dias para fazer os ajustes fisiológicos necessários para se adaptar a exposição as altas temperaturas, logo, agora que o verão chegou com tudo respeite nesta fase inicial a maioria das  dicas dadas.

 

Finalizando, uma reposição hidroeletrolítica e energética ideal pré, durante e pós treino são fundamentais para a manutenção da nossa capacidade de treinamento e recuperação pós treinos. Não fuja do verão, se cuide e mantenha os seus treinos em dia. Forte abraço e boas corridas.

 

André Leta (Educador Físico)

O carioca André Leta é formado em Educação Física e mestre em Biociências da Atividade Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de membro do Instituto Brasileiro de Tecnologia da Saúde (IBTS), diretor-técnico da rede de academias Proforma e Sócio Diretor da 3DGYM – Studio Personalizado para Melhora do Desempenho, Prevenção e Recondicionamento de lesões em corredores. Corredor ativo há mais de 40 anos e treinador desde 1985, atua na preparação específica para corridas de rua, com foco na prevenção e no recondicionamento de lesões em corredores. André se considera um amante da corrida e faz desse esporte seu principal hobby, a base de seu estilo de vida saudável.

 

Foto de capa: Poli Chaves


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